Se você não adormeceu em uma caverna como um Slowpoke, com toda certeza sabe que Pokémon está mais vivo do que nunca. Pokémon Scarlet e Violet foram lançados para Switch (disponíveis também na Nuuvem). E digamos que embora tenham enchido os olhos da Game Freak e da Nintendo de dólares, o efetivamente primeiro RPG de mundo aberto da franquia surgiu com diversos problemas. Indo das texturas podres até os gráficos e o desempenho de centavos em certas áreas. O game pode ser divertido? Claro que pode. Mas o Guariento Portal está aqui para criticar o que tem que ser criticado. Passada de pano não é permitida! E, em companhia de um Review completinha do game, vamos compartilhar um pouco da história do Quarteto Ruinoso de Paldea, grupinho de criaturas forjado não no calor da batalha, mas no mais puro caos. Estão prontos para fugir do clichê de lendários bonzinhos?
Atenção: Falar do Quarteto Ruinoso de Paldea significa adentrar nas amarras das Academias Uva e Naranja de Pokémon Scarlet e Violet. Melhor dizendo, é um grande spoiler se você não está com vontade de participar das aulas de história da Professora Raifort, já que você é um estudante e esta é quase que sua única obrigação. Além disso, é necessário que você tenha obtido o desfecho das três rotas que o game libera para que então seja possível desbloquear os Santuários Sagrados. Antes disso, de nada adiantará você aparecer por aqui no Guariento Portal. Assim, é recomendado que você tenha terminado as três histórias e que tenha um grupo bastante poderoso de Pokémon, o que não deve ter sido difícil. O Quarteto Ruinoso está espalhado por toda a Paldea, e cabe a você fazer as quests necessárias. Embora, de acordo com suas histórias, não recomendamos essa soltura.
Quatro criaturas surgiram com o que há de pior no mundo.
Mas então, que diabo é esse Quarteto Ruinoso? Pois bem, seus membros têm inspiração na China, tendo inclusive seus nomes oriundos dessa região. Chien-Pao é um tigre dentes de sabre Dark/Ice, Wo-Chien é uma lesma ou caracol Dark/Grass. Ting-Lu é um veado Dark/Gound e o peixinho Chi-Yu é Dark/Fire. Percebeu a semelhança? Todos partilham o tipo Dark, até pelo fato de serem conhecidos como Quarteto das Trevas ou Quarteto Ruinoso. Sua inspiração chinesa vem dos Quatro Perigos, que são forças contrárias as Forças da Natureza, vistos em Unova com Pokémon Black e White (NDS), assim como reapareceram com mais um membro em Pokémon Legends: Arceus (Switch e Nuuvem). Estamos falando dos gênios Tornadus, Thundurus, Landorus e Enamorus é claro. Porém, mesmo com essa mitologia na fonte de sua criação, o Quarteto Ruinoso tem uma história própria dentro de Paldea.

Conta-se, pelas aulas de Raifort de História e que você tem o dever de assistir, que o que hoje se chama de Paldea na verdade foi um Império poderoso e responsável por fundar o prédio que hoje funciona como a Academia do jogador. Entretanto, um dos Reis locais não era boa pessoa, mas como era um Rei, precisava ser bajulado e foi presenteado com artefatos do extremo oriente; uma tábua de madeira, um caldeirão, uma espada e algumas contas. Porém, esse Rei não era uma pessoa legal, e esses objetos em seu poder se tornaram amaldiçoados através de sentimentos negativos de seres humanos em sua proximidade. Sim, Banette, o fantasma de Hoenn de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire (3DS) não é o único a se alimentar da desesperança dos homens. Mas neste Quarteto, a questão é que cada um ganhou uma forma única com poderes devastadores.
Presentes que foram amaldiçoados e tomaram formas.
Indo em ordem, Chien-Pao nasceu do ódio das pessoas que foram mortas pelas espadas que hoje são seus dentes. Conta-se que o Rei, vingativo como ninguém, mandava matar a todos que fossem desobedientes. Esse sentimento fez então com que a espada fosse um instrumento dentário para um felino Dark/Ice como Chien-Pao. Esse comportamento malévolo ainda é mantido pela criatura, uma vez que segundo Pokémon Scarlet e Violet, ele se diverte matando pessoas que se perdem na neve e brinca de vez em quando em avalanches que ele mesmo produz. Um comportamento um tanto sádico é verdade. O segundo do bando é o alce Ting-Lu. Seu corpo de verdade é o vaso acima de sua cabeça, que recebeu o medo dos humanos que viveram milhares de anos antes em Paldea, governados pelo Rei genocida. Calma, isso não é o mundo real.
Acredita-se que esse vaso na verdade era ritualístico, e que o Rei o utilizava secretamente. Agora na forma de Ting-Lu, a criatura consegue abrir fendas na terra apenas com o bater de sua cabeça. O terceiro do seleto grupo ruinoso é Wo-Chien. Diferente dos demais, que nasceram de uma legião de sentimentos, esse na verdade só foi amaldiçoado por uma única pessoa, o escrivão do Rei. Conta-se que esse escriba certa vez, decidiu escrever e gravar na história todos os crimes deste monarca, e foi pego por isso. Ele usara a tábua de madeira do Rei, por pouco tempo. Após a morte – provavelmente orquestrada pelo Rei – os restos mortais e a tábua se encontraram, e dessa mistura surgiu o caracol Dark/Grass Wo-Chien. Seu rancor é tão forte que basta a sua presença para que florestas e pastos se tornem estéreis. Quase um Onryo.
A devastação de Paldea era apenas o começo do fim.
Por fim, mas não menos malévolo e importante, temos Chi-Yu. O pequeno peixe Dark/Fire na verdade é uma forma criada a partir das contas que formam seus olhos. Essas contas foram amaldiçoadas pela inveja que as pessoas tinham destes objetos tão belos e que iniciaram guerras para sua posse. Sendo que algumas delas foram torradas por estas escolhas, o que explica o tipo Fire deste Pokémon. Assim, todos estes quatro Pokémon são as personificações dos piores sentimentos humanos, que de alguma forma, adentraram nestes objetos do Rei, que ficou pasmo com a vida que foi dada para aquelas relíquias. A questão é que, se elas fossem calmas ou então sobrevoassem o espaço e o tempo, por exemplo, seria tranquilo em termos, como é o caso de Dialga e Palkia de Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl (Switch e Nuuvem). Mas elas não eram assim, e queriam vingança.

Com todos os sentimentos de suas criações, o Quarteto Ruinoso então começou a devastar Paldea com toda a sua força e vontade, o que fez o Rei ser obrigado a reagir. Mesmo que muito disso fosse culpa sua como o responsável pela criação de tais criaturas. Conta-se então que magos treinadores de Pokémon foram chamados até Paldea para que batalhassem contra o Quarteto Ruinoso, que então foram seladas em templos antigos. Não, você não foi para a Hyrule de The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Switch e Nuuvem), mas está ainda em um game de Pokémon. Com muito custo, os treinadores conseguiram selar o Quarteto Ruinoso pela região de Paldea. E assim, a paz conseguiu florescer na região que tem uma enorme Cratera em seu interior. Isso pelo menos até que você, como louco para capturar todos que nem o Goh escutar esta lenda.
Selados, cabe ao jogador descobrir como abrir cada um deles.
Para desbloquear cada um dos santuários, é necessário procurar por Paldea por estacas fincadas no chão, sendo em cores dourada, violeta, verde e azul. Sempre que o jogador retirar as estacas do chão, elas se quebrarão. A cada duas de uma mesma cor, uma das correntes que selam o Santuário será retirada, necessitando assim das oito estacas de cada cor para libertar completamente. Estacas douradas levarão o jogador até Chien-Pao, enquanto as púrpuras levarão até Wo-Chien. O verde fica com Ting-Lu, mesmo não sendo Grass, enquanto as azuis ficam com Chi-Yu. Fechado este ciclo, todos os quatro Pokémon estarão no nível 60 para serem capturados, e como Pokémon Lendários que são, o jogador deve estar bem-preparado e equipado. Afinal, capturar lendas nunca foi fácil desde a época dos Regis e das Espadas da Justiça em Pokémon Sword e Shield (Switch e Nuuvem).
Mas, como bom ajudante que somos, o Guariento Portal indica o seguinte para os viajantes de Pokémon Scarlet e Violet. Chien-Pao está na Província do Oeste na Área Um. Pela combinação de tipos, ele tem dano quádruplo ao tipo Fightining. Logo, é altamente recomendado ter um Hariyama ou outra criatura peso pesado em sua equipe quando for batalhar com o tigre dentes de sabre. Já de antemão, cuidado com o Tipo Psychic, uma vez que como todos são trevosos, os poderes da mente não surtem efeito algum. Já Wo-Chien é outro com dano quádruplo, mas desta vez ao tipo Bug. Situado na Área Um da Província do Sul, o jogador pode prestar atenção naquele esquecido inseto borboleta ou aranha em sua equipe. Ou quem sabe desenvolver a maravilhosa Vivillon para cuidar de um Lendário. É hora de colocar aquele Inseto esquecido no churrasco para brilhar em Paldea.
A dica aqui é, sempre tenha um bom Lutador em sua equipe.
Já os outros dois do Quarteto Ruinoso não detêm problemas quádruplos. Ting-Lu, por ser também Terra tem problemas com Water, Grass e Ice, que dão danos dobrados, enquanto Chi-Yu, o peixe chama, tem problemas com a Water e Ground. O primeiro está em Socarrat Trail enquanto o segundo foi aprisionado na Área Dois da Província do Norte. Agora, se você quer arrebentar com o Quarteto Ruinoso sem precisar de danos quádruplos, aqui vai uma dica de ouro, melhor do que a ressurreição feita por Ho-oh com os Cães Lendários em Pokémon Heart Gold e Soul Silver (NDS); use um Pokémon do tipo Fightining. Criaturas Fairy darão conta dos três primeiros, porém Chi-Yu tem dano normal a este tipo de ataque por também ser de Fire. Então, se for adepto do trabalho pelo menor esforço, sua equipe terá de ter um Pokémon Fightining.

Com esta longa jornada após a história principal de Pokémon Scarlet e Violet, é possível acreditar que o jogador tenha capturado o Quarteto Ruinoso. Cada um tem a específica habilidade de diminuir algum atributo de seu Pokémon assim que entra em campo. Seja ela Ataque e Defesa e suas variantes, seja Física ou Especial. Assim que concluir, o jogador deve mostrar suas novas aquisições para a Professora de História da Academia que frequentava como uma espécie de quest secundária. Como recompensa, será possível guardar em sua mochila o TM140, mais conhecido como Nasty Plot, golpe do tipo Dark que aumenta o Ataque Especial de seu Pokémon em dois estágios. É uma triste recompensa para todo o trabalho tido em capturar o Quarteto Ruinoso, mas pelo menos agora você sabe um pouco mais de sua sombria história no game Pokémon Scarlet e Violet e seu violento passado em Paldea.
Ótima curiosidade. Estou agora terminando a história principal com meu Miraidon. Irei mais fundo com esse Quarteto!
Seis meses atrás eu vim aqui. Só agora que terminei Pokémon e infelizmente com muita má vontade. Violet poderia ser muito melhor.
Pois é né, também estou na mesma questão. Podia ser tão melhor, tão melhor que infelizmente a Game Freak perdeu uma baita oportunidade.